(19) 3043-2420 | (19) 99641-7411 contato@fiscoinfoempresas.com

Mogi Mirim foi fundada por bandeirantes que buscavam pedras preciosas em Minas Gerais e Goiás. O nome vem do tupi e significa Pequeno Rio das Cobras.

O arraial de Mogi Mirim já possuía bom número de habitantes em 29 de julho de 1747, quando começaram a ser cavados os alicerce da primitiva Igreja Matriz de São José. A elevação da Freguesia de São José de Mogi Mirim à Vila se deu em 22 de outubro de 1769.

A Vila de São José de Mogi Mirim passou a abranger um enorme território, com limites no rio Atibaia e no rio Grande, este na divisa entre São Paulo e Minas Gerais. Com o passar do tempo, foram se formando arraiais e povoados como Franca, Casa Branca, Rio Claro, Mogi Guaçu, Itapira, São João da Boa Vista, Serra Negra, Pinhal e inúmeros outros.

Pela Lei No. 17, de 3 de abril de 1849, o Presidente da Província de São Paulo, Padre Vicente Pires da Mota, elevou a Vila de Mogi Mirim à categoria de Cidade. Por Lei Provincial de 17 de julho de 1852, Mogi Mirim passou a ser sede de Comarca.

Em 1886, os fazendeiros de Mogi Mirim começaram a angariar o trabalho de imigrantes estrangeiros para suas lavouras de café e algodão. Eram italianos, portugueses, espanhóis e, posteriormente, sírio-libaneses e japoneses.

Juntamente com os mogimirianos de origem, os imigrantes e seus descendentes vêm concorrendo expressivamente para a vida comunitária em todos os campos, como agrícola, comercial, industrial, social, político, cultural, profissional liberal, associativo e de prestação de serviços.

O Município comemora sua emancipação político-administrativa em 22 de outubro.

site: http://mogimirim.sp.gov.br/

WhatsApp chat